Canjica, pamonha, fubá, maisena. Todos feitos de milho! Esse alimento nutritivo e energético, rico em carboidratos, é celebrado em 24 de maio, o Dia Nacional do Milho! O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, atrás dos Estados Unidos e da China. Entre a produção agrícola nacional, o milho é o segundo grão mais cultivado no território brasileiro.
De acordo com estudos arqueológicos, o milho é nativo da América Central, mais precisamente do México, e surgiu há mais de sete mil anos. Os povos maias, astecas, incas e olmecas tinham esse cereal como a principal fonte de alimento. Alguns povos originários também utilizavam o milho em rituais sagrados.
Na tradição indígena, há várias histórias sobre a origem do milho. Na América Central, reza a lenda que o deus Quetzalcóatl se transformou em uma formiga vermelha para percorrer uma montanha e conseguir uma amostra do milho para os astecas. No Brasil, em tempo de escassez, o cacique Tabajara disse que, após a sua morte, nasceria em cima de sua cova uma planta com lindas espigas para alimentar toda a tribo.
Na América do Sul, há pesquisas que indicam o consumo do milho há pelo menos quatro mil anos. Durante o período colonial, o alimento ganhou o mundo. A interação com os europeus e os africanos introduziu novas formas de utilizar o milho na culinária.
O melhoramento genético teve início por volta de 1930. Vale lembrar que há diferentes tipos de milho e não é todo milho que vira pipoca. Além da alimentação humana, de acordo com a Embrapa, há outros usos que mostram a versatilidade do produto in natura como o bioetanol de amido e a suplementação de pastagens.
Estados Unidos, China, Brasil, União Europeia e Índia lideram o ranking dos maiores produtores de milho do mundo. Em 2023, o Brasil superou os Estados Unidos e se tornou o maior exportador de milho do planeta.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: José Maria Pardal
Apresentação: José Carlos Andrade
Edição: Paula de Castro
Publicação web: Marizete Cardoso