“Acredito que um dos aspectos mais gratificantes da vida é explorar e descobrir a magia e os mistérios contidos em nosso universo. Para um compositor, esta emoção ocorre frequentemente na escrita de um concerto.” As palavras da norte-americana Jennifer Higdon fazem parte do agradecimento pelo Prêmio Pulitzer de Música 2010. O Concerto para Violino da premiada compositora estreou em 6 de fevereiro de 2009, nos Estados Unidos.
Jennifer Higdon nasceu em 1962 e foi criada em diferentes localidades dos Estados Unidos. Filha de um pintor, foi apresentada ao mundo das artes desde a infância. Aos 15 anos, aprendeu a tocar flauta sozinha e passou a integrar a banda da escola. Aos 18, começou os estudos formais em música e a ter mais proximidade com peças clássicas. E, aos 21, escreveu sua própria composição.
O início de Jennifer na área era considerado tardio. A compositora teve que se esforçar para superar a falta de conhecimento técnico. Mas a dedicação rendeu resultados. Jennifer Higdon tornou-se uma figura importante do cenário da música clássica e uma das mais tocadas na América.
Jennifer Higdon coleciona prêmios que reconhecem a qualidade das suas obras. Além do Pulitzer de Música, a compositora venceu o Grammy em 2010, 2018 e 2020. Seus trabalhos já foram gravados em mais de setenta CDs.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje:
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo
Apresentação: José Carlos Andrade
Edição: Sheily Noleto
Publicação Web: Renata Batista