História Hoje: Broadway recebe primeira peça de uma autora negra

Cultura

Em 11 de março de 1959, a dramaturga Lorraine Hansberry tornou-se a primeira autora negra a ter uma peça encenada na Broadway, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A obra “A Raisin in the Sun” mostra a tentativa de uma família negra de comprar uma casa em um bairro branco de Chicago.

Lorraine Hansberry nasceu em uma família com boas condições. O pai fundou um dos primeiros bancos para afro-americanos em Chicago. Além disso, vários membros da família eram engajados nos movimentos sociais pela igualdade racial.

Durante a infância, os pais compraram uma casa em um bairro predominantemente ocupado por brancos. Na época, a segregação racial era forte. Negros deveriam se limitar a viver na zona sul da cidade. A família sofreu com a repressão dos vizinhos e só conseguiu permanecer porque levou o caso à Suprema Corte e venceu.

A história escrita por Lorraine Hansberry trouxe luz ao tema. No roteiro, uma mulher negra tenta usar o seguro de vida do marido para sair do gueto e viver em um bairro de pessoas brancas.

O título da peça, que em português significa “Uma uva-passa ao Sol”, foi retirado do poema “Harlem” do ativista social Langston Hughes que dizia “O que acontece com um sonho adiado? Ele seca como uma passa ao sol?”.

A peça teatral estreou no Ethel Barrymore Theatre e, em outubro, foi transferida para o Teatro Belasco. Depois de mais de 500 apresentações, a temporada chegou ao fim em junho de 1960. Com a participação de boa parte do elenco original e Lorraine Hansberry como roteirista, a história virou filme em 1961.

Em 2004 e 2014, “A Raisin in the Sun” voltou aos palcos da Broadway.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação web: Patrícia Serrão

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *