A noite desse domingo (19) marcou o primeiro dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Os destaques foram para Acadêmicos do Grande Rio, Unidos da Tijuca e Estação Primeira de Mangueira. Ainda passaram pela Sapucaí, o Império Serrano, a Mocidade Independente de Padre Miguel e a escola Acadêmicos do Salgueiro.
A Tijuca apresentou na avenida a história da Baía de Todos os Santos. A Mangueira entrou com o enredo “As Áfricas que a Bahia canta”. O desfile foi marcado por homenagens. A Império Serrano, que abriu o dia na Sapucaí, teve Arlindo Cruz como tema de seu enredo; e a escola Acadêmicos do Grande Rio entrou na Avenida com um Tributo a Zeca Pagodinho. Os dois artistas participaram dos desfiles.
Já a Mocidade dedicou sua apresentação ao Mestre Vitalino e aos artistas que mantêm seu legado vivo, enquanto o Salgueiro mostrou um novo olhar para o Jardim do Éden, questionando preconceitos e pecados. Hoje, a partir das dez da noite, entram na Sapucaí a Paraíso do Tuiuti, Portela, Unidos de Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor de Nilópolis e Unidos do Viradouro.