Governo destina R$ 250 milhões para preservação de acervos no país

Cultura

O Governo Federal divulgou nessa quinta-feira, 11, o edital “Infraestrutura e Pesquisa de Acervos 2024”, que vai destinar R$ 250 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Finep) para apoiar projetos de preservação, divulgação, pesquisa e restauração de acervos científicos, históricos e culturais do país.  

A expectativa é que a Chamada Pública beneficie milhares de estabelecimentos, como as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação públicas ou privadas, órgãos públicos e organizações sociais, vinculados a ministérios e secretarias de estado, município ou Distrito Federal.

Os 3,9 mil museus inscritos no Cadastro Nacional do Instituto Brasileiro de Museus e os mais de 500 Pontos de Memória espalhados pelo Brasil também podem participar da Chamada Pública.

Pelo menos 30% dos recursos serão destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, como parte dos esforços para enfrentar as desigualdades regionais e promover a inclusão social.

O edital e o formulário de apresentação de propostas estão disponíveis no site da Finep, Financiadora de Estudos e Projetos, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.  O endereço é www.finep.gov.br

As propostas podem ser enviadas até o dia 23 de agosto. Após esse prazo, os consultores da Finep irão verificar quais projetos inscritos estão aptos a receber o recurso, que deve ser liberado até o fim deste ano e aplicado até 2025. 

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *