Galeria Virtual destaca arte de rua no Maranhão e Pará

Cultura

Você sabia que existe uma galeria virtual onde é possível acessar o trabalho individual e coletivo de dezenas de artistas visuais maranhenses e paraenses especializados na arte de rua?

No site arteemcores.art.br, é possível conhecer os grandes murais desenvolvidos em diversos espaços públicos de cidades do Maranhão e do Pará, através do projeto Arte em Cores, que acontece anualmente desde 2020.

O portal reúne trabalhos inéditos e autorais de jovens talentos e artistas já reconhecidos dos dois estados, que utilizam várias expressões de arte urbana como grafite, stencil e colagem.

Até o momento, a galeria virtual tem 182 obras, sendo 7 painéis coletivos, envolvendo 175 artistas de mais de 47 comunidades. Parte das dezenas de pinturas dos 50 artistas que participaram da edição de 2024 já podem ser apreciadas no site, inclusive os trabalhos coletivos realizados em Canaã dos Carajás, no Pará, e Bacabeira, no Maranhão.

Contando com a obra “O Astronauta” feita este ano na cidade de Parauapebas, o artista visual paraense Yure Nicolau já participou de 3 edições do Arte em Cores. Ele conta como elege os locais que vão abrigar seu trabalho de maneira permanente.

Além das cidades que ganham arte a céu aberto, o projeto dá visibilidade para os artistas, que ampliam seu alcance por meio da galeria virtual. Essa plataforma funciona como um canal que possibilita às pessoas chegar até as redes sociais de cada participante e assim conhecer outros trabalhos produzidos em paralelo ao Arte em Cores.

O projeto, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, também funciona como ferramenta de educação, inclusão e capacitação. Nas cidades por onde passa, são oferecidas atividades como o acompanhamento de um artista mentor para os jovens talentos e os iniciantes.

Todo esse processo é documentado por meio de um making of e, assim, fica registrada a produção dos murais. Além disso, são disponibilizadas aulas online sobre história da arte de rua, ensinando técnicas de pintura e uso dos materiais; também são realizadas oficinas de pintura com a população local.

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *