Como tradicionalmente faz com cada um dos clubes participantes do Mundial de Clubes, a FIFA traçou um perfil do Flamengo. O detalhe, porém, é que a entidade máxima do futebol fez algumas colocações a respeito de alguns títulos do time que não agradaram nem um pouco os torcedores rubro-negros.
Na publicação, por exemplo, a federação afirma que a equipe carioca busca a primeira conquista mundial e desconsidera o Intercontinental de 1981, ganho por Zico e companhia ao bater o Liverpool.
Além de não levar em conta a Copa Toyota, a FIFA não menciona a Copa União de 1987, considerada pelos flamenguistas como mais um título brasileiro do clube, mas que na verdade o título nacional daquele ano pertence ao Sport, legítimo campeão de 87.
Sem Mundial e sem o Campeonato Brasileiro de 1987 aos olhos da organizadora da competição, o Fla embarca para o Marrocos no dia 2 de fevereiro. O time do português Vítor Pereira enfrentará o vencedor de Wydad Casablanca x Al-Hilal. A expectativa dos rubro-negros é jogar a final contra, possivelmente, o Real Madrid, no dia 11 de fevereiro.
Para a Fifa, Verdão é campeão do mundo
Ao traçar o perfil do Alviverde antes da final com o Chelsea, em 2021, a entidade internacional destacou o fato de que o clube buscava o seu segundo troféu de campeão do mundo.
Na ocasião, a federação lembrou da importância que teve a Copa Rio de 1951, o primeiro torneio a reunir equipes de todo o mundo e que foi conquistado ao derrotar a Juventus, da Itália, na final, diante de mais 100 mil pessoas presentes no Maracanã.