Começa nesta sexta-feira (16) a edição número 14 do Festival Lula Calixto, na cidade pernambucana de Arcoverde, distante pouco mais de 250 km de Recife.
Nos três dias de evento, estão previstos shows, recitais, cortejos, encontros de maracatus e grupos de coco; além de oficinas que celebram a cultura pernambucana e o legado de Mestre Lula Calixto, falecido em 1999. São pelo menos 40 atrações.
Gratuito e aberto ao público, o festival contará com apresentações em dois locais: o Palco Sede, no Alto do Cruzeiro, e o Palco dos Mestres, situado em frente à casa de Assis Calixto, um dos responsáveis por fazer da cidade de Arcoverde, a “Capital do Samba de Coco”.
Artistas e grupos ligados a comunidades tradicionais de 9 municípios pernambucanos vão se apresentar nos dois espaços sempre a partir das três da tarde e entrando pela noite.
Uma das atrações é a prata da casa, o grupo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, fundado por Lula Calixto junto com a família Gomes e irmãs Lopes, em 1992.
Seu irmão Mestre Assis Calixto, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2019, deu continuidade à tradição.
A homenageada do Festival esse ano, inclusive, é a matriarca da família Calixto, dona Maria de Lourdes, que durante muitos anos realizou celebrações na cultura popular, cantando, sambando e tocando coco de raiz com seu triângulo.