Festival Literário Internacional começa nesta quarta em Petrópolis

Cultura

A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, está em festa. É a 1º edição do Festival Literário Internacional, que a partir deste feriado do Dia do Trabalhador , 1º de maio, tem parte importante da agenda no imponente prédio do Palácio de Cristal, um dos principais pontos turísticos locais.

A diversidade é a marca do Flipetrópolis que, além da literatura, traz na programação atividades culturais acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas e artísticas. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público. 

O tema “Arte, Literatura, Educação e Liberdade” norteia o evento, que homenageia dois importantes nomes da cultura brasileira: a jornalista, professora, pintora e escritora Ana Maria Machado e a pesquisadora e escritora e uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, Conceição Evaristo.

No total, mais de 70 escritores brasileiros participam do Festival, além de dezenas de nomes internacionais.

Tom Farias, um dos curadores do Flipetrópolis, explica que uma das preocupações na seleção dos convidados foi atingir públicos diversos.

Entre os principais destaques da agenda, o público poderá participar do encontro com o escritor, filósofo e ambientalista Aílton Krenak, primeiro indígena a tomar posse na Academia Brasileira de Letras. Sábado, ele participa da programação do Festival, com a mediação da premiada escritora e jornalista Míriam Leitão.

Toda a programação acontece na região do Palácio de Cristal, e pode ser conferida no site do evento: flipetropolis.com.br/programação.

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *