Desta quarta-feira, dia 8, até o dia 18 de novembro será realizado o 9º Arquivo em Cartaz, Festival Internacional de Cinema de Arquivo.
Promovido anualmente pelo Arquivo Nacional, neste ano o evento tem como tema “Filmes de Arquivos: memórias de um Brasil plural”. No centro do debate estão esses filmes indispensáveis para a compreensão das condições históricas, políticas e sociais do tempo em que foram realizados e também para a construção do presente, de acordo com a diretora do festival, Diana Souza.
Uma das grandes novidades deste ano é que mais de 20 filmes da Mostra Acervo do Festival Arquivo em Cartaz vão estar disponíveis via streaming e também vão ser transmitidos na TV aberta, nos canais Educação e GOV, da EBC, e na UnB TV. São produções de diferentes acervos, explica Diana Souza.
Estão programadas ainda atividades presenciais no Rio de Janeiro e em Brasília, como oficinas, debates e trocas de experiência sobre preservação, pesquisa e produção audiovisual com documentos de arquivo.
Também está de volta a principal tradição do festival, que são as exibições de filmes no pátio da sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, ao ar livre. O documentário “Retratos Fantasmas”, do premiado diretor Kleber Mendonça Filho, filme escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2024, vai ser apresentado, no dia 10 de novembro às 18h30.
O Arquivo Nacional no Rio de Janeiro fica na Praça da República, na região central da cidade e a programação completa do festival pode ser acessada no site gov.br/arquivonacional.