Nesta sexta-feira (7) começa o 47º Festival Guarnicê de Cinema em São Luís, Maranhão. São mais de 200 filmes inéditos, entre curtas e longas, que serão exibidos até o dia 14 de junho.
A cerimônia de abertura acontece no centenário Teatro Arthur Azevedo e celebra a carreira da atriz Bete Mendes. Ela já está na capital maranhense e fala sobre essa homenagem.
“Eu terei uma honra muito especial. Eu vou ser homenageada no Festival Guarnicê de Cinema, estou felicíssima de estar aqui em São Luís, porque eu vinha há muitos anos atrás ao festival. Vai ser bonita a homenagem e a cerimônia”.
Outra homenageada será a multiartista maranhense Zahy Tentehar, nascida na aldeia Colônia, no território indígena Cana Brava; e que acaba de ganhar o Prêmio Shell de Teatro de Melhor Atriz. Ela não esconde sua alegria.
“Estou aqui no Maranhão, no meu estado maravilhoso, que eu tanto amo. Sou atriz, sou artista visual, sou diretora e sou uma artista daqui, desse lugar. Estar sendo homenageada, que honra para mim”.
Estão previstas mostras competitivas nacional e maranhense; paralelas jovem, guarnicezinho e universitária. Além da mostra “Faz Todo Sentido’’, acessível para pessoas com deficiência auditiva e visual.
A programação completa do evento pode ser conferida no site guarnice.ufma.br e no aplicativo Cine Guarnicê, disponível para os sistemas android e IOS.
Para retirar o ingresso, basta chegar ao local de exibição com antecedência e retirar o bilhete gratuitamente.