São João é o réveillon do nordestino. Dia de juntar amigos e família e celebrar, com fartura de comidas típicas, a noite esperada o ano inteiro.
Para duas cidades do interior da região, a data é mais do que especial. Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, disputam o título de melhor São João do mundo, ano após ano.
O padre João Paulo conta que a origem da celebração religiosa começou na época da formação da Igreja Católica na Europa. O dia 24 de junho marca o nascimento de São João Batista. Na tradição cristã, foi ele quem anunciou a boa notícia da vinda do Cristo, filho de Deus.
“João tem uma importância muito mais do que uma cultura popular. Ele é aquele que prepara através da sua pregação, da sua vivência radical no deserto, a chegada e a acolhida do mestre. Por isso que a igreja o venera como um dos grandes santos devido ao seu testemunho, seu zelo, a sua dedicação nesta relação de preparação para acolhermos Jesus Cristo como o grande messias e salvador.”
A celebração do santo foi abraçada com fé no nordeste. Em Campina Grande, foi em 1983 que a festa, com a importância que se conhece hoje, começou a surgir.
Neste ano, a comemoração alcançou novos patamares. O público máximo do Parque do Povo, principal local do evento paraibano, foi definido em 73 mil pessoas. A expectativa é que cerca de três milhões de moradores e visitantes passem pelo Maior São João do Mundo durante os 33 dias de programação.