Uma exposição fotográfica na Câmara Municipal do Rio de Janeiro conta a história pessoal e política de Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada em 2018.
A iniciativa é da vereadora Monica Benicio, em parceria com o Instituto Marielle Franco. O objetivo é manter vivo o legado da parlamentar assassinada. Benicio é viúva de Marielle e em 2020, foi eleita para o mesmo cargo ocupado por sua companheira. Ela é a atual líder da bancada do PSOL na Câmara.
Marielle Franco foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro nas eleições de 2016 e estava em seu primeiro mandato quando foi executada em um veículo junto com seu motorista, Anderson Gomes.
A exposição, gratuita, já está aberta ao público e terá uma inauguração oficial no dia 17 de novembro. Na ocasião, a vereadora Monica Benicio vai entregar o 1º Prêmio de Cria pra Cria, que busca afastar da favela a imagem de território estigmatizado pela violência. Mais de 40 artistas, coletivos e mobilizadores favelados da área da cultura serão homenageados no plenário.