O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril. Para marcar a data, diversas atividades acontecem na cidade do Rio de Janeiro, já a partir deste fim de semana.
No Museu da República, no Catete, na zona sul do Rio, um evento vai reunir cerca de 500 indígenas. Na programação, filmes, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, canto e dança.
A presidente da Associação Indígena Aldeia Maracanã, Marize Guarani, disse que eventos como este valorizam a cultura ancestral dos povos originários. A associação reúne indígenas de várias etnias, que vivem no Grande Rio e também de oito aldeias Guarani e Pataxó dos municípios de Paraty, Angra dos Reis e Maricá.
“Muito importante poder compartilhar a cultura e a resistência dos povos indígenas. Também como a possibilidade da gente poder ter um espaço de geração de renda para a população indígena… mostrar também que toda essa luta e essa resistência (é) para a gente ter visibilidade, em um país em que somos povos originários. A gente também luta por protagonismo para também mostrar esta cultura, que é muito rica”.
Além de uma grande feira artesanal, com 90 barracas de expositores indígenas, o evento conta com outras atrações, como espaço de ervas medicinais e troca de saberes. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. No sábado (15) e no domingo (16), as atividades começam às 9h e vão até às 17h30.