Especial Carnaval: Império Serrano homenageia Arlindo Cruz

Cultura

Está chegando a hora de mostrar o samba no pé, porque maior espetáculo da terra vai começar! Neste ano, os desfiles de carnaval das escolas do grupo especial do Rio de Janeiro acontecem no próximo domingo (19) e segunda-feira (20). Seis agremiações por noite prometem agitar encantar o público. 

A abre-alas do carnaval carioca será a Império Serrano, que homenageia seu ilustre filho. Arlindo Cruz. Com o enredo “Lugares de Arlindo” , a escola de Madureira conta a história do autor de músicas como “O show tem que continuar” e “Meu lugar”. A expectativa é trazer para a avenida uma crônica alegórica de suas obras, como explica o carnavalesco Alex de Souza.

A Grande Rio também rende uma merecida homenagem este ano e vai levar para a Sapucaí toda a ginga de Zeca Pagodinho, com o enredo “Ô Zeca, o pagode onde é que é?”. Nascido Jessé Gomes da Silva Filho, a obra de Zeca Pagodinho retrata os subúrbios, a “velha Baixada”, as festas de rua e a religiosidade popular. O historiador Leandro Silveira fala da influência que essas manifestações para a cultura carioca. 

Já a mocidade vai abordar o legado de Mestre Vitalino como o enredo “Terras de meu céu, estrelas de meu chão”. Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino, foi um artesão, ceramista popular e músico. Considerado

 “O Deus do Barro”, ele é um dos ícones da cultura do agreste, como lembra o historiador Leandro Silveira. 

Também desfilam nesse primeiro dia de carnaval na Sapucaí as escolas de samba  Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira. Já na segunda feira é a vez de Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija Flor e Viradouro entrarem na avenida.

Quatro reportagens sonorizadas falam dos enredos que as escolas de samba do grupo especial do Rio trazem este ano para a avenida. Esta é a primeira reportagem. 

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *