O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul comemora 17 anos com programação especial. O evento começa nesta sexta-feira (18) e termina no dia 25, e vai passar pelo Cine Odeon, Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio, todos na região central da capital fluminense.
O encontro é voltado para a celebração da ancestralidade negra. O público vai poder participar de minicursos, debates e sessões de cinema.
O tema deste ano é “Fortalecendo Pontes”, e pretende unir cineastas, pensadores e públicos de diferentes partes do mundo, com figuras do Brasil, África e Caribe.
O renomado ator e cineasta baiano Antônio Pitanga será o homenageado desta edição, com a exibição do filme “Malês”, do qual foi diretor.
Vitor José, diretor de comunicação do evento e sobrinho de Zózimo Bulbul, que dá nome ao encontro, conta mais sobre a programação.
Entre os destaques da programação, estão a palestra do filósofo indígena Ailton Krenak e o lançamento da série “Cadernos Negros”, do cineasta mineiro Joel Zito Araújo.
O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul é realizado pelo Centro AfroCarioca de Cinema, associação reconhecida como patrimônio histórico e cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. O evento foi criado em 2007 por Zózimo Bulbul, que foi ator, roteirista, diretor, produtor e ativista.
Toda a programação do Encontro é gratuita. Para mais informações sobre o evento, é só procurar por Centro AfroCarioca de Cinema nas redes sociais.
*Com supervisão de Bianca Paiva