O meio ambiente esteve no centro das comemorações pela coroação do rei Charles 3º na Embaixada do Reino Unido em Brasília, na noite desta terça-feira (2). A embaixadora Stephanie Al Qaq recebeu autoridades em uma solenidade que contou com um cardápio amazônico para chamar a atenção para a preservação da floresta.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O rei será coroado no sábado (6) junto com Camilla, a rainha consorte. A cerimônia acontecerá na Abadia de Westminster, em Londres. A temática para a comemoração na embaixada britânica foi escolhida porque o meio ambiente é um dos temas de preocupação do rei. Ele já esteve quatro vezes no Brasil e, em duas delas, fez questão de ir à Amazônia.
A embaixadora destacou que o rei Charles 3º tem uma proximidade grande com o Brasil e já conversou com o presidente Lula. Stephanie Al Qaq acredita que após a coroação, o relacionamento entre as nações deve se fortalecer. “Todas as embaixadas podem ter uma festa de coroação. Aqui no Brasil estamos fazendo [a comemoração] com um pouco de antecedência. O presidente Lula vai para a coroação e vou junto”, contou.
Questionada sobre como a coroação de Charles 3º pode mudar o relacionamento entre Brasil e Reino Unido, a embaixadora destacou o interesse do rei pelo meio ambiente. “Já sabemos muito sobre o rei. Ele já viajou para mais de 100 países. Tem uma conexão com vários países e teremos um pé na tradição e um pé no futuro. O rei está muito interessado na sustentabilidade e na biodiversidade e seguirá com esses temas”, disse.
“O rei já falou com o presidente [Lula]. Em 1º de janeiro eu trouxe uma carta do rei para o presidente. Eles já tem uma conexão. O presidente Lula vai falar com o rei e acho que esse relacionamento vai se fortalecer ainda mais”, acrescentou a embaixadora.
Culinária simbólica
Para fazer o cardápio da comemoração, a Embaixada chamou o chef Saulo Jennings, da Casa Saulo, especialista em culinária amazônica. Ele usou uma série de elementos da cozinha da região, como o tucupi, em pratos tradicionais ingleses, como pato e cordeiro.
“O cardápio não é apenas comida. Tem muito mais coisa envolvida. Tem responsabilidades e um objetivo, que é a Amazônia ser vista e cuidada como Amazônia. Trazer esse cardápio para a coroação de um rei é falar, ter voz”, destacou.