Dia Nacional do Reggae tem comemoração na Jamaica Brasileira, Maranhão

Cultura

11 de maio é o Dia Nacional do Reggae, a data faz homenagem ao cantor jamaicano Bob Marley, a principal voz do reggae, que morreu há 42 anos.  

O estilo musical nasceu no final dos anos de 1960, na Jamaica; e se espalhou pelo mundo. E em 2018 entrou para a lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. No Brasil, ganhou identidade e força cultural em São Luís, no Maranhão, conhecida como Jamaica Brasileira.   

Em terras maranhenses, o movimento musical foi incorporado culturalmente; e o estado tornou-se celeiro para difusão do ritmo, como explica o jornalista e DJ de reggae, Ademar Danilo. 

Conhecido como a voz da banda maranhense Tribo de Jah há mais de 30 anos, Fauzi Beydoun,  conta que, antes da banda,  comandou o programa “Rádio Reggae” ainda nos anos 80, considerado o primeiro sobre o ritmo feito no Brasil e que ajudou na consolidação de São Luís como ilha reggueira. 

E a medida que o ritmo musical conquistava espaço, com as dezenas de clubes de reggae, os djs e suas radiolas – semelhante aos sound systems jamaicanos, a criação de eventos voltados para o estilo musical, surgia a Economia do Reggae, como explica Ademar Danilo, idealizador e diretor do Museu do Reggae. 

Em novembro do ano passado, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que reconhece São Luís como a Capital Nacional do Reggae. A proposta está atualmente em análise no Senado. 

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *