18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, deve ser celebrado não apenas como um incentivo à leitura, mas também uma homenagem àqueles que produzem obras voltadas para esse público. E tem gente que começa cedo no ofício!
Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos. Na obra, as histórias de um detetive inspirado nele mesmo, com muito mistério, diversão e referências à mitologia. A ideia surgiu durante a pandemia de covid.
A arquiteta e também escritora Elaine Resende, mãe de Paulo, conta que sempre incentivou o interesse do filho pela leitura. Com uma biblioteca de mais de 150 livros, ela afirma que é uma tradição de família.
Érika Barbosa, mãe da menina Isabella Barbosa, de 10 anos, também incentiva o hábito de ler da filha. Ela conta que são em torno de dois a três livros por mês e Isabella sempre quer mais. Para a mãe, a prática traz inúmeros benefícios.
A professora de português, literatura e redação Gisele Araújo confirma os benefícios de leitura para o público infantil. E reforça que esse estímulo seja dado desde o início da vida.
Ainda de acordo com a professora Gisele Araújo, para atrair as crianças para a literatura, nada melhor do que o exemplo. Pais que leem geram uma tendência maior de levar os filhos para esse mundo.