Uma das maiores celebrações do calendário católico, o Dia de Corpus Christi é festejado nesta quinta-feira (8) em vários pontos do país.
Aqui na cidade do Rio de Janeiro, o feriado será de tempo firme e sem previsão de chuva.
Na Praça Zé Garoto, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fiéis e voluntários começaram hoje cedo, ainda de madrugada, a preparar os tradicionais tapetes de sal. No total, são 238, o maior número de tapetes da América Latina. Eles são confeccionados com serragem, sal colorido, areia, flores e até borra de café.
A expectativa é de que aproximadamente 100 mil pessoas participem da festividade, ao longo do dia, que inclui missa, procissão e apresentação musical.
Na Basílica de São Sebastião, na Tijuca, zona norte do Rio, um grupo de artesanato é o responsável pela confecção de um dos tapetes da tradicional Igreja dos Capuchinhos. Frida Mendes é voluntária e participou da confecção do tapete, colocado bem em frente ao altar.
No centro do Rio, fiéis e voluntários participam das festividades na Igreja de Santana e na Catedral de São Sebastião, onde às17h será celebrada missa pelo Corpus Christi, termo em latim que significa “corpo de Cristo”.
Pelo quarto ano seguido, a data será celebrada com um tapete inter-religioso feito por membros de mais de 20 religiões diferentes. O objetivo é mostrar princípios como liberdade e respeito à diversidade.