O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) contestou fotos publicadas pelo site Metrópoles. As imagens divulgadas pelo portal no Instagram mostram o ex-parlamentar Deltan Dallagnol (Podemos-PR) supostamente isolado no plenário da Câmara, na noite da terça-feira 6.
“Mentira”, afirmou Van Hattem. “Eu estava lá: as fotos foram tiradas exclusivamente a pedido do fotógrafo, enquanto os demais deputados presentes, como foi o meu caso, foram ao fundo do plenário assistir ao ‘ensaio’ solicitado pelo jornalista. Fake news das brabas, hein? Estamos juntos com Deltan, contra essa cassação absurda e inconstitucional.”
Na tarde de ontem, a Mesa Diretora da Câmara confirmou a cassação de Dallagnol. A ação que tirou o mandato do parlamentar foi movida pela federação do PT. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que Dallagnol tentou burlar a Justiça, ao deixar o Ministério Público durante o período em que respondia a processos administrativos, e que poderiam resultar em condenação, transformando-o em “ficha suja”.
No TSE, a votação em desfavor do deputado durou um minuto. Apenas o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, explicou seu voto. Os demais seguiram o mesmo entendimento dele.
Leia também: “Pecadores vingativos”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 166 da Revista Oeste