Jhegson Méndez foi anunciado no São Paulo nesta segunda-feira e chega ao clube como mais um reforço para a temporada. Após se destacar pelo Equador na Copa do Mundo, o volante despertou o interesse do Tricolor e assinou até dezembro de 2025.
🆕 O Tricolor acertou a contratação do meio-campista Méndez, de 25 anos, que estava no Los Angeles FC (🇺🇸) e disputou a Copa do Mundo no Catar pela seleção equatoriana.
✍️ O jogador assinou contrato até 31 de dezembro de 2025.#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/nk4VnFaoXD
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 9, 2023
O jogador atua como primeiro volante e sua saída de bola chama atenção. O atleta trabalha na faixa central do meio de campo como um atleta de passe simples, conduzindo a bola entre a defesa e o ataque.
A resistência física de Jhegson também é pontuada como um trunfo, desde que as lesões não o atrapalhem.
Em um esquema 4-4-2, por exemplo, o equatoriano tem boa leitura e observação do espaço para defender. Com uma atuação rápida em um curto espaço, é promissor na infiltração de passes e construções ofensivas.
Em 2016, Jhegson Méndez teve uma breve passagem de seis meses pelo Cultural Leonesa. No entanto, o jogador não teve muitas oportunidades no clube espanhol e retornou à sua antiga equipe.
De volta ao Equador, o volante conseguiu assumir a titularidade apenas em 2018, quando acumulou 42 partidas na temporada. Depois, migrou ao futebol americano, onde ficou por três anos seguidos.
Seu primeiro clube nos Estados Unidos foi o Orlando City, acumulando 83 aparições e um gol marcado. Na equipe, ficou até 2022, ano em que foi transferido para o Los Angeles FC. No novo time, foi campeão da Major League Soccer, a primeira divisão americana. Ao todo, somou 11 partidas disputadas.
Apesar dos números na liga norte-americana, Jhegson Méndez não evoluiu para se firmar um destaque nos times.
O volante será o sexto reforço do São Paulo nesta janela de transferências e o oitavo estrangeiro do elenco. Ele se junta ao equatoriano Arboleda, aos argentinos Calleri, Galoppo e Alan Franco, ao uruguaio Gabriel Neves, ao venezuelano Nahuel Ferraresi e ao colombiano Orejuela.