Compositor Lupicínio Rodrigues pode entrar para a galeria do Oscar

Cultura

O compositor Lupicínio Rodrigues, autor de canções clássicas da MPB, como Ela disse-me assimEsses Moços, e Felicidade, pode ter o nome imortalizado na galeria do Oscar, o maior prêmio mundial do cinema.

A família do artista enviou uma carta à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, solicitando que o nome de Lupicínio seja incluído na lista dos indicados ao Oscar de 1945, na categoria de melhor trilha sonora.

É que a canção Se Acaso Você Chegasse, que já foi interpretada por grandes cantores como Jamelão e Elza Soares, foi trilha sonora do filme norte-americano Lady Let’s Dance, de Frank Woodruff, lançado em 1944.

No ano seguinte, o longa-metragem foi indicado ao Oscar, mas Lupicínio ficou de fora da lista dos candidatos porque seu crédito não foi registrado no filme.

A descoberta aconteceu por acaso, durante a pesquisa para um documentário sobre a trajetória do compositor, do diretor Alfredo Manevy, chamada Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, que ainda não tem data para estreia.

A intenção da família de Lupi não é receber nenhum tipo de indenização, mas o reconhecimento, como declara Lupicínio Rodrigues Filho.

O sambista, que é também autor do hino do Grêmio, time do coração, morreu em 1974, aos 59 anos, na mesma Porto Alegre onde nasceu.

 

 

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *