Começa nesta quarta feira 15ª edição do Festival In-Edit Brasil em SP

Cultura

Começa nesta quarta feira (14) a 15ª edição do festival In-Edit Brasil, com documentários musicais do mundo todo. Ao todo serão apresentados 68 títulos nacionais e internacionais em diversas salas de cinema de São Paulo. Alguns poderão ser vistos também online. 

Chic Show abre a amostra. O documentário fala da história de um dos mais importantes bailes de São Paulo, o Chic Show, que foi polo da resistência e da cultura negra no Brasil, tendo trazido inclusive o músico consagrado James Brown para uma apresentação em São Paulo. Um dos diretores do documentário, Felipe Giuntini falou da importância do Chic Show.

Além dessa sessão de estréia nesta quarta, com entrada gratuita, haverá outra no sábado na Cinemateca, seguida de uma amostra do próprio baile Chic Show com os próprios DJs que promovem o evento.

Na mostra competitiva, destaque para o documentário “Elis e Tom, só tinha que ser você”, que resgata imagens inéditas de gravação do álbum e revela intimidades no processo criativo dos dois artistas.

Outro destaque na mostra competitiva é o documentário a respeito de Famoudou Konaté, músico da República da Guiné que viajou o mundo e foi aclamado como o Rei do Djembe. O Djembe é um tambor africano tocado com as mãos e que tem uma função social e espiritual no país africano.

Há ainda documentários com homenagens a grandes músicos que se foram, destaque aqui para “Moa Raiz Afro Mãe”, que homenageia Moa do Katende, um detalhe aqui desse documentario é que as entrevistas e a produção com o próprio Moa estavam ocorrendo, mas foram interrompidas com o assassinado dele em 2018 por um bolsonarista. 

Os preços dos ingressos das sessões variam de R$6 a R$24 e haverá algumas exibições gratuitas em salas de cinema, além das exibições online. A programação completa pode ser vista no site: br.in-edit.org.

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *