Milhares de foliões tomaram as ruas da cidade de São Paulo no último fim de semana, embalados por mais de 100 blocos, no pré-carnaval paulistano. Alguns deles, tradicionais, como o Monobloco. E outros, temáticos, como o RitaLeena, que toca músicas da roqueira símbolo de São Paulo, e o Maluco Beleza, que, claro, toca Raul!
Teve artista famoso comandando blocos também. Foi o caso do Estado de Folia, com o cantor paraibano Chico César. No já tradicional Bicho Maluco Beleza, do Alceu Valença, teve festa, mas teve polêmica também. É que o frevo do pernambucano, uma versão paulistana do Galo da Madrugada, este ano aconteceu sem os tradicionais guarda-chuvas coloridos. Quem levou sombrinhas teve os adereços recolhidos. Muita gente chiou, mas a Secretaria da Segurança Pública justificou, em nota, que para a própria segurança dos foliões, não é permitida a entrada de objetos pontiagudos.
No domingo (4), apesar de uma pancada de chuva no início da tarde, que causou transtorno em alguns pontos da cidade, a festança continuou, com mais 80 blocos, entre eles o Baixo Augusta, que a presença infalível da atriz Alessandra Negrini.
Segundo a prefeitura de São Paulo, mais de 31 mil agentes públicos estão trabalhando na segurança do evento, que vai se estender até o pós carnaval, do dia 18. São mais mais de 860 Guardas Civis Metropolitanos, 10% maior do que no ano passado.
E tem ações adicionais neste carnaval. É o caso do protocolo Não se Cale. Agentes de apoio circulam entre os blocos, vestidas com camiseta rosa-choque, para orientar os foliões sobre como proceder em caso de importunação sexual.
Esse foi só o aperitivo. O carnaval oficial de rua paulistano começa no próximo sábado dia 10. Quem quiser conhecer a programação completa dos blocos, é só acessar o site SP 470 anos.