Atendimento médico, de enfermagem, odontológico e multiprofissional; cuidados com o hipertenso, diabético e gestante, aferição de sinais vitais; teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, curativos, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS. Estes são alguns dos serviços realizados nos postos de saúde de Caucaia, que, somente nos três primeiros meses de 2024, registraram mais de 160 mil atendimentos. O resultado representa quase o dobro do número de atendimentos em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
“A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro contato que a população tem com os sistemas de saúde. Fazer uma gestão que age da melhor forma para prevenir doenças e realizar um diagnóstico eficiente e um atendimento acolhedor são nossas prioridades sempre”, afirma Zózimo Medeiros, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia.
Para ter acesso aos serviços, basta procurar a unidade mais próxima à residência, para fazer um cadastro e iniciar o processo de atendimento dos profissionais. Em Caucaia, 38 postos de saúde do município atendem de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h e oito unidades prestam atendimento de 8h às 20h.
Fazem parte das Unidades de Atenção Primária à Saúde/ UAPS (postos de saúde) a Equipe de Saúde da Família (ESF); Equipe Multiprofissional de Atenção Primária à Saúde (EMAPS), além dos agentes comunitários de saúde.
Os Núcleos de Crescimento e Desenvolvimento Infantil (NCDIs), criados em 2023 no município de Caucaia, também compõe os serviços oferecidos em dois postos de saúde no município, oferecidos pela gestão às crianças de 0 a 4 anos de idade, que possuem atrasos no desenvolvimento infantil decorrentes de condições de saúde como: Autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Prematuridade Extrema, Transtorno de Oposição Desafiante, Paralisia Cerebral, entre outros.
Penha Vasconcelos, moradora do bairro Jurema, fala sobre o atendimento da unidade do bairro. “Vou sempre para as minhas consultas de rotina e sou sempre muito bem atendida por todos do posto desde. O atendimento sempre é nota dez e eu saio de lá maravilhada”, celebra.
Saiba mais
Os níveis de atenção ao paciente evoluem, de acordo com a complexidade de cada quadro. Por exemplo, a Atenção Secundária é voltada para o atendimento urgente, como o hospitalar e ambulatorial — compondo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel à Urgência (SAMU).