A Câmara dos Deputados aprovou a criação de cinco novas comissões permanentes, na noite de quarta-feira 8. A formação dos colegiados ampliou de 25 para 30 o número de comissões da Casa por meio de desmembramento das funções de outras já existentes. O projeto, da Mesa Diretora, também prevê a criação de comissões especiais quando o tema for tratado por mais de quatro colegiados. Atualmente são três.
Dessa forma, haverá mais espaço para acomodar os partidos com o comando dos colegiados. Cabe ao presidente Arthur Lira (PP-AL) conversar com os líderes partidários para distribuir as comissões.
Veja como ficaram as comissões da Câmara
A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia foi desmembrada e, a partir dela, criada a Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais.
A Comissão de Seguridade Social e Família foi fatiada para criar a Comissão da Saúde.
Os deputados também aprovaram a Comissão do Trabalho, que surgiu da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Já a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços foi separada para abrir espaço para a nova Comissão de Desenvolvimento Econômico.
A atual Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática foi desmembrada para criar a Comissão de Comunicação.