A Seleção Brasileira sub-20 entrou em campo nesta sexta-feira para enfrentar a Venezuela pelo Campeonato Sul-Americano da categoria, disputado na Colômbia. Pela segunda rodada da fase final, no Estádio Metropolitano de Techo, o Brasil teve dificuldades no primeiro tempo, mas voltou melhor do intervalo e venceu por 3 a 0, com gols de Vitor Roque, Pedrinho e Andrey Santos. A vitória colocou a equipe muito próxima de uma vaga no Mundial sub-20.
Com o resultado, os brasileiros alcançaram seis pontos e retomaram a liderança do hexagonal final, deixando o Uruguai na segunda colocação. A próxima partida da Seleção será contra o Paraguai, na segunda-feira, às 19h30 (de Brasília), no Estádio El Capín, em Bogotá.
Colômbia e Paraguai também se enfrentaram nesta sexta-feira e os colombianos venceram por 3 a 0, resultado que favorece o Brasil. Com isso, caso vença sua partida contra o Paraguai, a Seleção irá garantir sua participação no Mundial sub-20. O torneio será disputado em maio deste ano, na Indonésia, que recebe a competição pela primeira vez.
A Venezuela ainda não venceu na última fase da competição e ocupa a quarta colocação, com um ponto. Seu próximo duelo será também na segunda-feira, às 17h, contra o Uruguai.
✋😝🤚
📷: Rafael Ribeiro / CBF pic.twitter.com/enM74JLyP8
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) February 4, 2023
O jogo
Os primeiros 45 minutos foram complicados para o Brasil. A equipe teve dificuldade para criar boas oportunidades e viu a Venezuela jogar melhor. Os brasileiros contaram com boas defesas do goleiro Mycael. A melhor chance que a Seleção teve para balançar as redes saiu pouco antes do intervalo, aos 46, quando Vitor Roque recebeu um cruzamento e tocou de cabeça para o gol, porém parou no arqueiro venezuelano.
O cenário só mudou na etapa complementar. O Brasil voltou melhor e passou a pressionar a Venezuela com mais frequência. Aos 3 minutos, Vitor Roque recebeu belo passe rasteiro de Marlon Gomes nas costas da defesa adversária. O atacante do Athletico-PR tocou com classe por cima do goleiro e inaugurou o marcador.
Com a vantagem no placar, os brasileiros diminuíram o ritmo e passaram a se defender mais. A Venezuela chegou a assustar com Kelsy, que foi lançado na área e se esticou para finalizar, mas viu Mycael fazer mais uma boa defesa.
A partida caminhava para os seus minutos finais quando o Brasil ampliou o placar. André foi lançado na lateral direita e, da linha de fundo, cruzou para trás. Vitor Roque passou pela bola, mas ela desviou e sobrou para a chegada de Pedrinho. O jogador do Corinthians bateu cruzado com muita força e não deu chance para o goleiro venezuelano defender.
Ainda deu tempo de Andrey Santos marcar o dele. Aos 45, um lateral foi cobrado para a área e a defesa não conseguiu afastar. A bola sobrou e o volante bateu para o gol.