RB Bragantino e Portuguesa se enfrentam neste sábado (21), às 15h30 (de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Paulista. O confronto volta a acontecer após seis anos sem jogos entre as equipes, que estiveram em divisões diferentes do Paulistão nas últimas temporadas. As últimas duas partidas entre Massa Bruta e Lusa, inclusive, foram disputadas na Série A2.
O Bragantino saiu vencedor na última vez que enfrentou a Portuguesa, em 2017. Jogando no Nabi Abi Chedid, palco da partida deste sábado, o Massa Bruta contou com gol do atacante Rafael Grampola para vencer por 1 a 0, pela 10ª rodada do Paulistão Série A2.
Naquela temporada, o Braga voltou à elite do Paulistão como vice-campeão da Série A2, enquanto a Portuguesa escapou do rebaixamento para a Série A3 pelos critérios de desempate, tendo uma vitória a mais que os rebaixados Velo Clube e Barretos, todos com 23 pontos, além do Votuporanguense, que ficou entre a Lusa e a zona de rebaixamento.
O último jogo entre as equipes na Série A1 do Paulistão, em 2015, também foi no Nabi Abi Chedid, mas terminou com vitória da Portuguesa. Pela 7ª rodada, Erick Luis abriu o placar para o Bragantino no primeiro tempo, mas Guilherme Almeida e Filipe Souza viraram para a Lusa.
Naquela edição, tanto o Bragantino quanto a Portuguesa foram rebaixados para a Série A2, ao lado de Marília e Penapolense, que nunca mais voltaram a disputar a elite do Paulistão. O Massa Bruta passou apenas dois anos na segunda divisão do estado, enquanto a Lusa retornou à Série A1 nesta temporada após ser campeã da Série A2 de 2022.
É a molecada! Conheça 10 promessas do sub-20 da seleção brasileira no Sul-Americano