Blocos infantis levam pequenos para a folia no Rio

Cultura

Um verdadeiro folião se forma ainda pequenininho. No Rio de Janeiro, vários blocos levam a vibração e a energia do carnaval especialmente para os carioquinhas e pequenos visitantes, garantindo que o futuro da folia de rua na cidade vai estar em boas mãos.  

Pioneiro entre os blocos infantis, o Gigantes da Lira, do bairro Laranjeiras, comemora 25 anos de carnaval neste domingo (12). O bloco que mistura lirismo e arte circense com marchinhas tocadas à moda antiga está de volta para a alegria da criançada.   

Yeda Dantas, fundadora do Gigantes, conta como surgiu a proposta do primeiro bloco da cidade voltado para as crianças.

O nome Gigantes da Lira é em homenagem ao bloco Flor da Lira, do carnaval de Olinda, que Yeda Dantas frequentou por muitos anos. E “gigantes” faz referência às crianças, que são vistas como gigantes dentro da poesia do bloco.

E esse tradicional cortejo já deixou legado, formando novos foliões qualificados, como destaca Yeda.

Para muitas famílias, o carnaval está no “sangue” e deve ser passado de pai para filho. É o caso da família da professora Mariana da Costa Lucas. Juntos há dezoito anos, ela e o marido são apaixonados pela folia de momo e fazem questão passar esse amor para os filhos.

Grávida de nove meses e com uma filha de um ano sete meses, Mariana torce para  que o mais novo integrante, Raul, espere mais um pouquinho pra nascer, para que a mãe possa curtir o carnaval. Ela conta que a filha, Lina, já vai para o seu terceiro carnaval, contando dois carnavais de rua não oficiais que ela curtiu no ano passado.

E o que não faltam são opções para as crianças pularem o carnaval no Rio. Criado em 2011, o Largo do Machadinho, mas Não Largo do Suquinho, uma versão para menores do tradicional Largo do Machado, mas Não Largo do Copo, faz folia no bairro de mesmo nome na segunda-feira de carnaval.  

Na zona norte, o Blocão da Tijuca e o Sementes do Samba também reúnem os minis foliões da Tijuca e de Vila Isabel neste fim de semana, e o Bloco dos Palhacinhos, no Brás de Pina, desfila no sábado de carnaval.

Até a tradicional Banda de Ipanema tem a sua versão infantil, que vai desfilar na segunda-feira de carnaval.

A  quarta-feira de cinzas também terá folia para os pequenos no bairro da Saúde, região central, com a apresentação do bloco Algodão Doce.

Esses são apenas alguns dos blocos que constam no calendário oficial da Riotur, empresa de turismo do município, que faz a gestão do carnaval carioca, mas em outras partes da cidade outros bloquinhos alternativos também prometem agitar os pezinhos desses pequenos foliões no carnaval de 2023.

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *