Rodas de conversas com escritores, apresentações de música, dança e teatro, além da publicação de livros, nesta semana, marcam as comemorações pelos 150 anos da Biblioteca Parque, a maior biblioteca pública do estado do Rio de Janeiro, localizada no centro da capital fluminense.
Entre os destaques, está o bate-papo, no próximo dia 20, com o jornalista e escritor Ruy Castro, autor das biografias de Carmem Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues.
Mas, no dia da celebração, nessa quarta-feira (15), quem ganhou o presente foi o público. Foi lançado o edital Literatura Resiste, uma chamada pública para financiar até 110 propostas de incentivo à cadeia literária no estado.
R$ 5,5 milhões serão investidos para dar continuidade aos projetos literários já existentes, a criação de novas feiras literárias e a manutenção de bibliotecas comunitárias.
As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 20 e as informações podem ser obtidas no site da Secretaria Estadual de Cultura.
Orgulhoso do projeto, o superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria Estadual de Cultura, Yke Leon, reforça que a Biblioteca Parque é mais do que um lugar para encontrar e ler livros.
A Biblioteca Parque Estadual tem um acervo com mais de 200 mil itens, incluindo quadrinhos, periódicos e uma coleção de 30 mil livros sobre a história do Rio. Abriga, ainda, um café literário, um auditório, um teatro, estúdio de gravação, espaço multimídia e área para exposições.