O Curuzu, berço do Ilê Aiyê, volta a pulsar com a energia da Noite da Beleza Negra, que chega à sua 44ª edição celebrando a força da percussão e da identidade negra. O evento, que acontece neste sábado, será palco da apresentação das 15 candidatas ao título de deusa do Ébano 2025, reafirmando a história de luta e representatividade do bloco afro mais antigo do Brasil. Para o presidente do bloco, Vovô do Ilê, a festa é um momento de valorização da cultura negra e do bairro que acolhe o Ilê Aiyê.
A coordenadora das candidatas, Jaci Trindade, destaca o papel do concurso na autoestima das participantes.
A atual rainha do Ébano, Larrisa Valéria, lembra que só na terceira tentativa conseguiu o título e destaca o poder da persistência.
Persistência é o sobrenome da atual candidata, Lorena Bispo, de 22 anos. Ano passado ela foi uma das finalistas e agora em 2025 está de volta a disputa. Ela conta que a sua motivação está dentro de casa.
A Noite da Beleza Negra trará apresentações de Rachel Reis, Larissa Luz, o coletivo Afrobapho, a orquestra Aguidavi do Jêje e a Band’aiyê, entre outros artistas. Haverá ainda uma homenagem à estilista e uma das fundadoras do Ilê, Dete Lima, que vestiu as deusas do Ébano por décadas. Emocionada ela celebrou a homenagem em vida.
Para a ex-diretora do Ilê e uma das apresentadoras do evento, Arany Santana, Dete sempre imprimiu ancestralidade nos figurinos do Ilê, traduzindo a força da história do bloco.
A 44ª Noite da Beleza Negra acontece neste sábado, a partir das 20h30, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador. Os ingressos estão à venda na ticket maker e na sede do bloco, com valores a partir de R$ 22,50. Para quem não puder ir, a TVE vai fazer transmissão ao vivo, a partir das 22h, pelo canal 10.1, pelas redes sociais e pelo Youtube.