A partir do dia 12 de abril, escritoras brasileiras de obras inéditas poderão se inscrever no Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura 2023, que vai premiar 40 trabalhos, com o valor de R$ 50 mil, cada uma. A ideia é valorizar autoras nacionais e incentivar a qualidade literária.
A premiação, que teve o edital lançado nesta quarta-feira (5), no Palácio do Planalto, destina cotas para mulheres negras, indígenas, com deficiência, ciganas e quilombolas.
A comissão julgadora também vai ser composta apenas por mulheres: serão seis.
A escritora Walesca Barbosa destaca que o prêmio é uma forma de valorizar o esforço das mulheres, sobretudo as negras, para conquistarem espaços no mercado editorial.
O nome do Prêmio é uma homenagem à escritora mineira, Carolina Maria de Jesus, que morreu em 1977. É autora de diversos livros, incluindo o mais famoso Quarto de Despejo, traduzido em 13 idiomas.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou as dificuldades e o talento da escritora.
O edital do prêmio pode ser acessado no site do Ministério da Cultura.
As inscrições são de graça, ficam abertas entre os dias 12 de abril e 10 de junho; e devem ser feitas no portal Mapas Culturais.
Podem ser inscritas produções literárias inéditas, em português brasileiro, como contos, crônicas, poesias, histórias em quadrinhos, romances e roteiros de teatro.
De acordo com um estudo de pesquisadores da Universidade de Brasília, entre 1965 e 2014, mais de 70% dos livros publicados por grandes editoras brasileiras foram escritos por homens.