A CBF estuda alterar o regulamento do Campeonato Brasileiro para permitir que um maior número de estrangeiros sejam permitidos em jogos oficiais. Atualmente cada time pode relacionar apenas 5 atletas não nascidos no Brasil por partida, a entidade pensa em aumentar esse número para 7.
Essa notícia seria de bom tom para o Flamengo, que conta em seu elenco com quatro jogadores de outra nacionalidade e se encontra quase no limite imposto pela confederação brasileira. Caso essa alteração seja aprovada, o Mais Querido poderá explorar ainda mais o mercado sul-americano.
Flamengo recebe boa notícia da Conmebol em relação a Libertadores
Ao contrário do que acontecia nas edições anteriores, a Conmebol anunciou que todos os jogos da fase de grupos da Libertadores 2023 contarão com a presença do VAR. Apesar disso, nas três fases que antecedem essa parte do torneio, o árbitro de vídeo seguirá não sendo utilizado.
A decisão também vale para a Copa Sul-Americana, que passará a ter o uso do VAR em todos os jogos da fase de grupos e também do mata-mata. Essa medida foi tomada pela Conmebol em outubro de 22 e será colocada em prática neste ano.
O sorteio da fase de grupos está marcado para 22 de março, mas o Mengão ainda não sabe quando irá fazer sua estreia na competição. Apesar disso, é provável que o Mais Querido faça seu primeiro jogo pela Liberta na semana do dia 5 de abril, que é quando inicia-se, de fato, a Libertadores da América para todos os times classificados
A final da Libertadores de 2023 acontecerá em 11 de novembro, ainda sem local definido. A CBF tem feito um lobby junto a Conmebol para receber a grande decisão não só da Liberta, como também da Copa Sul-Americana.