Durante a apresentação do regulamento da Copa do Brasil 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu mudanças nas vagas para a edição de 2024. De acordo com o documento, a entidade máxima do futebol extinguirá as vagas para a competição via o Ranking Nacional de Clubes e vai priorizar os Estaduais.
+ Elenco da Portuguesa se reapresenta após folga de Natal
A decisão deverá promover alterações no regulamento da Federação Paulista de Futebol (FPF) para os clubes que disputarão o torneio nacional. Agora, seis clubes de São Paulo terão direito a vaga na Copa do Brasil, ao contrário das cinco atuais. Três vagas, no entanto, serão obrigatoriamente para os três primeiros do Paulistão.
Essa definição vai contra o que havia decidido a FPF em conselho técnico. A ideia da entidade paulista era distribuir as vagas entre Paulistão, Troféu do Interior e Copa Paulista. Com a nova mudança, surge uma incógnita sobre uma das vagas. Isso porque a FPF pode optar por manter as três vagas para a Taça Independência (antigo Troféu do Interior) ou ceder uma delas para a Copa Paulista. Vale destacar que o torneio do segundo semestre classifica um time para a Série D e outro para a Copa do Brasil.
Entretanto, 12 clubes seguirão com direito a entrar já na terceira fase da Copa do Brasil. Neste caso serão os representantes do país na Libertadores, além dos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B de 2023. Caso essa lista não preencha as 12 vagas, as restantes serão distribuídas entre os times do Brasileirão.