A Guarda Municipal de Belo Horizonte divulgou nesta terça-feira um balanço parcial das ocorrências e registros durante o Carnaval. Conforme a instituição, houve um aumento de meio por cento nos números gerais das ocorrências em comparação ao Carnaval de 2025. Segundo o comandante da Guarda Civil, Júlio César Freitas, apesar da leve alta nos registros gerais, houve redução nos crimes mais graves.
“Dados muito interessantes com a redução de 50% nos casos de vias de fato, lesão corporal. A gente tem também redução de 50% no crime de furto, né, registrado no mesmo, comparando o mesmo período do ano passado, né? Redução de 100% de importunação sexual. Isso se dá, né, a todo o trabalho preventivo que a Guarda Municipal vem fazendo, eh, de abordagens ao bloco, abordagens às pessoas, né? Foram mais de 15 mil abordagens preventivas, né?”
Mesmo com a redução de registros, 18 pessoas foram detidas desde a sexta-feira, afirma o comandante.
“A gente teve um aumento de 50%, né, na condução de presos, num número de 18 até o momento. Foram 18 pessoas conduzidas até a autoridade policial. Eh, crimes como desacato verbal, vias de fato, né? Então assim, crimes comuns do dia a dia, que essa acaba acontecendo essa desinteligência, mas comprometendo a segurança de outras pessoas. E uma vez comprometendo essa segurança, nos cabe tomar providência que é levar até a autoridade policial, que é o… que é o órgão competente para dar andamento à ocorrência.”
: Ainda de acordo com a Guarda Civil Municipal, as ações de segurança do Carnaval continuam até o próximo domingo, dia 22, quando a folia será oficialmente encerrada na cidade.