A rua chama, o deboche responde e Brasília entra no compasso da folia! Esse é o lema do Pacotão, um dos blocos mais tradicionais e irreverentes da capital do país, que entra em cena nesta terça-feira (17/2). Há quase 50 anos, o bloco, criado por jornalistas, garante a alegria dos foliões com muita sátira, crítica política, marchinhas e fantasias criativas. A concentração começa ao meio-dia, na entrequadra 302/303 Norte. Por volta das quatro da tarde começa o cortejo, na contramão, rumo à Esplanada dos Ministérios.
Mais de 15 bloquinhos marcam a despedida do Carnaval na capital. Entre eles, o THC – Techno House Carnaval, no Setor Bancário Sul, e o bloco de pífanos Ventoinha de Canudo, com muito forró, marchinhas e dança, na 207 Norte. Tem ainda o Coisa de Pele, no Setor Carnavalesco Sul, e o As Leis de Gaga, no Museu Nacional da República.
Para os roqueiros, há uma programação especial. O bloco Porão do Rock garante a folia na Galeria dos Estados. Tem apresentação da Ska Niemeyer, com banda de metais, e do bloco Ritalleena, um tributo à Rainha do Rock, Rita Lee.
Para encerrar, o Galo Cego, com seus 30 ritmistas, batucada pesada e repertório que vai de Beth Carvalho a Raimundos. E lá em Planaltina, região administrativa do Distrito Federal, tem o tradicional Carna Rock, com a apresentação de diversas bandas.