Patativa do Assaré é reconhecido como Patrono da Cultura Popular do CE

Cultura

Patativa do Assaré agora é Patrono da Cultura Popular do Ceará. A Assembleia Legislativa do estado aprovou nessa quarta-feira (23) o Projeto de Lei que reconhece com o título, o poeta popular Antônio Gonçalves da Silva, natural do município cearense de Assaré. 

O texto do projeto destaca que Patativa foi um “gigante da cultura popular nordestina” como poeta, compositor, cantor e improvisador;  e que “sua poesia, rica em metáforas e linguagem coloquial, abordava desde a seca e a pobreza até o amor, a fé e a esperança do povo sertanejo. Patativa também era um mestre da improvisação, capaz de tecer versos instantâneos sobre qualquer tema”.

Nascido em uma família humilde em 5 de março de 1909, na Serra de Santana, em Assaré, Ceará, Patativa do Assaré, como ficou conhecido como autodidata e teve um acesso tardio à educação formal. Além de seu talento nas letras, ele também se destacou como ativista e apoiou causas sociais e políticas como as Ligas Camponesas, a resistência à ditadura militar e as Diretas Já.

Sua trajetória e talento para escrever poemas teve início aos 12 anos, quando começou a frequentar a escola. Na adolescência, uniu seus versos ao som da viola, tornando-se um repentista. Seus poemas foram posteriormente gravados por artistas renomados como Luiz Gonzaga e Fagner, entre outros. Sua obra, que possui pelo menos 10 livros de poesia publicados, trouxe visibilidade para os problemas enfrentados pela população do sertão nordestino, sendo considerado porta-voz do povo excluído de seu tempo, denunciando as desigualdades sociais.

Patativa faleceu em 8 de julho de 2002, aos 93 anos. Além do sucesso como artista e literato popular, ele também possui vários reconhecimentos acadêmicos como o de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Regional do Cariri e as Universidades Estadual e Federal cearenses. Em 2018 , o Governo do Ceará criou a Comenda “Patativa do Assaré”, para homenagear personalidades que se destacam em uma ou mais linguagens artísticas, como humor,  teatro, literatura ou que contribuem com o legado da cultura tradicional popular em segmentos como reisado e bumba boi.


Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *