Neste fim de semana, a diversidade da dança vai ser celebrada em um dos principais cartões-postais da cidade de São Paulo: a Avenida Paulista. Com entradas gratuitas, a primeira Mostra Internacional de Dança de São Paulo e a 6ª edição da Semana Paulista de Dança trazem vinte e duas companhias internacionais e nacionais para os palcos do Itaú Cultural e do Masp.
Os dois grandes festivais levam ao público da capital paulista ritmos diversos, temas variados e sotaques diferentes de artistas da dança de lugares do Brasil e do mundo.
Tanto na Mostra Internacional quanto na Semana Paulista de Dança, companhias se misturam e trazem seus repertórios de corpos que criam e dançam, vindos de Petrolina, Nova York, Jundiaí, Buenos Aires e Rio de Janeiro.
Com quase quarenta anos dedicados à dança brasileira, a curadora Inês Bogéa acredita na dança como um instrumento de conexão e coletividade entre as pessoas. Ela dá a dica do ponto alto da programação da primeira Mostra Internacional.
Entre os temas dos dois festivais que ocupam a Avenida Paulista, corpos dançam a fronteira entre a vida e a morte, contam histórias sobre as encantarias das águas do Rio São Francisco e trazem ritmos afro-brasileiros.
A coreógrafa Lili de Grammont vai trazer o trabalho criado em cinco meses com a Companhia de Dança de São José dos Campos. No palco, movimentos inspirados na música de Chico Buarque. Bailarina desde os treze anos, agora aos 45, Lili cria e dança para celebrar a vida.
A primeira Mostra Internacional de Dança de São Paulo acontece no Itaú Cultural, e a 6ª edição da Semana Paulista de Dança, no Masp, até domingo, 1º de setembro. As entradas são gratuitas.