Depois de três dias de apresentações dos bois-bumbá Garantido e Caprichoso, o público vai conhecer hoje quem é o grande vencedor do Festival de Parintins 2024.
A apuração das notas começa às 15h, horário de Brasília, onde serão divulgadas as notas dos 10 jurados, que analisaram 21 itens durante as apresentações ocorridas entre sexta-feira e esse domingo (30).
O vencedor é aquele que acumular o maior número de pontos na soma dos blocos durante as três noites de apresentações.
O “Bloco A” tem quesitos comuns e musicais; o “Bloco B”, elementos relacionados à cenografia e coreografia; e o “Bloco C” considera a parte artística da apresentação. Das três notas dadas a cada item, a menor é descartada.
Entre os 21 itens julgados estão desde a atuação de integrantes, como o Apresentador, o Levantador de Toadas e a Vaqueirada; personagens do Bumba Boi de Parintins, como a Sinhazinha da Fazenda, a Porta Estandarte e a Cunhã Poranga; e o cumprimento de elementos da apresentação como o Ritual Indígena, as Coreografias e as Alegorias que ajudam a contar o tema escolhido por cada boi.
O público, inclusive, é responsável pela nota de um dos itens, chamado Galera, onde a torcida é julgada durante a apresentação.
Em 57 anos, são 32 vitórias para o Garantido e 24 para o Caprichoso. No ano 2000 aconteceu o único empate entre os bois rivais.
O tema do Caprichoso deste ano foi “Cultura – O Triunfo do Povo”. Já o Garantido veio com o tema “Segredos do Coração”. Se considerarmos que em cada noite é abordado uma parte do tema escolhido pelos grupos, são seis espetáculos inéditos, onde cada Bumbá tem até 2h30 para se apresentar e evoluir no bumbódromo.
E durante esta edição do Festival, o governo estadual anunciou que será construído um novo Bumbódromo para as apresentações do Festival de Parintins. A obra deve ser licitada em 2025, com início da construção em 2026, devendo durar inicialmente, 2 anos. Além de maior infraestrutura, o novo espaço vai ampliar a presença do número de torcedores.
O atual Bumbódromo, inaugurado em 1988, tem capacidade para pouco mais de 16 mil pessoas; a nova estrutura vai comportar até 26 mil.
Parintins tem pouco mais de 95 mil habitantes e recebeu, este ano, um público de mais de 100 mil visitantes.