História Hoje: morte de Zé Rodrix

Cultura

Cantor e compositor de sucessos como “Soy Latino Americano”, Zé Rodrix morreu de infarto, em 22 de maio de 2009, aos 61 anos. O artista passou mal em casa, na cidade de São Paulo, e foi levado para o hospital. Mas não resistiu.

Nascido na capital carioca, em 25 de novembro de 1947, José Rodrigues Trindade aprendeu a gostar de música com o pai. Em sua formação técnica, aprendeu a tocar diversos instrumentos quando estudou no Conservatório Musical do Rio de Janeiro e na Escola Nacional de Música. 

Em 1964, Zé Rodrix começou no teatro com a montagem de duas peças. E, em 1966, ao lado de David Tygel, Maurício Maestro e Ricardo Villas, formou o grupo vocal Momento Quatro. No ano seguinte, o grupo participou do Festival de Música Brasileira, realizado pela TV Record, com Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo. Os artistas apresentaram a música “Ponteio” que saiu vencedora.

Em 1969, trabalhou como professor e jornalista em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Logo que voltou ao Rio de Janeiro, participou da banda Som Imaginário, criada por Milton Nascimento. Foi em 1971 que a canção Casa no campo ganhou destaque ao vencer o Festival de Juiz de Fora. A música foi eternizada na voz de Elis Regina.

Em 1993, foi premiado no Festival de Cinema de Brasília pela trilha sonora do filme Batman e Robin. Em 2001, com Sá e Guarabyra, subiu ao palco do Rock in Rio.

Zé Rodrix também foi produtor, escritor, jornalista e publicitário. Em 2009, no ano em que faleceu, foi lançado o box Trilogia do Tempo, com três livros. Deixou para a música brasileira o estilo rock rural, com influências regionalistas, tropicalistas, folk, country e rock.

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *