O guitarrista, cantor e compositor Jimi Hendrix fez seu primeiro show ao vivo em 20 de fevereiro de 1959. O palco foi o porão da sinagoga Temple De Hirsch, em Seattle, nos Estados Unidos. A performance levou o jovem de 16 anos a ser demitido logo após a estreia.
Hendrix era autodidata e começou a tocar sob a influência de grandes músicos como BB King, Muddy Waters, Howlin’ Wolf, Buddy Holly e Robert Johnson.
Em 1958, ganhou do pai um violão usado e, pouco tempo depois, passou a tocar em uma banda chamada “The Velvetones”. No ano seguinte, o pai deu de presente uma guitarra elétrica.
Foi com uma Supro Ozark 1560S que Hendrix fez um teste para uma nova banda. Na época, era chamado de Butch pelos amigos. O garoto só tocava guitarra há pouco mais de um ano, não tinha muita experiência, mas aceitou o convite de alguns colegas do colégio.
O local escolhido parecia inusitado para um show de rock. Hendrix pegou sua guitarra e subiu ao palco que ficava numa sinagoga. Mostrou toda a sua destreza e domínio com o instrumento. Considerado exibido demais, acabou dispensado da banda antes do segundo set. A estreia, seguida de uma demissão, provocou uma tristeza passageira. Hendrix tinha confiança no seu estilo de tocar e não desanimou. E se tornou um dos maiores guitarristas de todos os tempos.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje:
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: Bianca Paiva
Publicação Web: Fran de Paula