Funarte lança edital para fomentar circuitos artísticos

Cultura

A Funarte lançou, nesta sexta-feira (10), durante o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, aqui em Belém, no Pará, cinco novos editais para o programa de bolsas de difusão cultural.

Cada edital, no valor de R$ 5 milhões, vai fomentar circuitos artísticos em cada eixo de atuação da Fundação: artes visuais, circo, dança, música e teatro. Serão 150 bolsas escolhidas para pessoas jurídicas de direito privado do campo da cultura e das artes.

A presidenta da Funarte, Maria Mariguella, destaca a importância do investimento em circuitos que possam levar as manifestações artísticas à população.

O programa busca integrar artistas, realizadores, espaços e circuitos culturais para o público.

Na seleção, serão bonificados projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além de ter recursos reservados para proponentes negros, indígenas e pessoas com deficiência.

O secretário adjunto de cultura do Mato Grosso, Jan Moura, vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, reforçou que os editais projetam a diversidade da cultura brasileira.

Os editais homenageiam personalidades reconhecidas por suas trajetórias: Carequinha, no circo; Klauss Vianna, na dança; Marcantonio Vilaça, nas Artes Visuais; Myriam Muniz, no teatro; e Pixinguinha, na música.

As inscrições começam em 13 de novembro pelo site Funarte.gov.br.

 

*O repórter viajou a convite do Ministério da Cultura

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *