Festival Latinidades busca promover equidade de raça e gênero

Cultura

Criada em 2008, em Brasília, o Latinidades já é o maior festival de mulheres negras da América Latina, com participação de mais de 20 países. A ideia nasceu da inquietação de Jaqueline Fernandes, produtora cultural que não via representatividade na produção artística da capital federal, mesmo com os negros compondo quase 60% da população brasiliense.

Com as várias edições, o festival foi ganhando espaço. Sempre com o objetivo de promover a equidade de raça e gênero em diálogo com o poder público e a sociedade. O festival acontece em datas diferentes em 4 capitais. Aqui em Brasília, no Museu da República, começa nesta quinta-feira e vai até domingo.

No dia 15 será a vez do Rio de Janeiro receber o festival no Museu do Amanhã. Entre os 21 e 23 de julho o evento será realizado em São Paulo. E nos 29 e 30 em Salvador.

Este ano o tema do festival é “Bem viver”. Pauta que encontra ressonância com o modo de viver dos povos tradicionais da América Latina, como destaca Jaqueline Fernandes que é a diretora geral do Latinidades.

Na programação do festival estão debates, workshops espaço literário e shows. O festival é gratuito. A programação e os ingressos estão disponíveis no site afrolatinas.com.br. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apoia o Festival Latinidades e seus veículos vão acompanhar essa 16ª edição.

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *