Uma multidão se reuniu nas proximidades da pista do Aeroporto Gatwick de Londres, em 9 de junho de 1958, para acompanhar a inauguração oficial com a presença da Rainha Elizabeth II. O aeroporto foi o primeiro do mundo a integrar serviços aéreos, ferroviários e rodoviários.
Em 1930, o local era apenas um pequeno aeroclube. Mas, em quatro anos, tornou-se um aeródromo público com serviços aéreos regulares para Paris. Em 1935, foi construída a estação ferroviária de Gatwick e o terminal Beehive, sendo esse o primeiro terminal aeroportuário circular do mundo. Nessa época, as pistas de pouso eram de grama.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Ministério da Aeronáutica do Reino Unido passou a usar o aeroporto como base militar e o Gatwick só voltou a operar como aeroporto civil em 1946. Em meados dos anos 1950, foi fechado para reforma.
Até que em 1958, a Rainha Elizabeth II desembarcou no novo aeroporto Gatwick para a inauguração oficial. A soberana e o Duque de Edimburgo foram recebidos por uma guarda de honra composta por dez capitães de companhias aéreas.
Na época, a Rainha se manifestou sobre a polêmica em torno da ampliação do aeroporto e mostrou uma certa preocupação com a população dos arredores ao dizer que simpatizava com todas as pessoas cujas vidas seriam afetadas por este aeródromo e estimou que houvesse alguma vantagem compensatória para os habitantes locais.
Quase três décadas depois, em 1987, o Gatwick ultrapassou o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e se tornou o segundo aeroporto mais movimentado do mundo.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: José Carlos Andrade
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Sheily Noleto
Publicação web: Patrícia Serrão