História Hoje: abertura das Olimpíadas do Rio 2016

Cultura

Hino nacional com Paulinho da Viola, poesia de Carlos Drummond de Andrade recitada pela atriz Fernanda Montenegro, Gisele Bündchen na passarela ao som de “Garota de Ipanema” e apresentações de Elza Soares, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta. A abertura das Olimpíadas do Rio, em 5 de agosto de 2016, no Estádio do Maracanã, apresentou ao mundo diferentes traços e personalidades da cultura brasileira. Delegações de 206 países e o time dos refugiados olímpicos desfilaram na cerimônia.

Com muita luz, cor e dança, a cidade maravilhosa deu as boas-vindas aos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. Durante a cerimônia de abertura, centenas de bailarinos representaram uma parte da história da formação do país, desde os povos originários à contribuição dos imigrantes. O espetáculo de dança destacou a diversidade cultural brasileira, com suas festas populares, passinhos e o tradicional samba.

A abertura também rendeu homenagens a brasileiros de renome como o aviador Santos Dumond e o arquiteto Oscar Niemeyer. Trouxe ainda atletas de destaque como a jogadora de vôlei Virna, o corredor Robson Caetano, a saltadora Maureen Maggi e o judoca Flávio Canto.

Para o tão esperado acendimento da pira olímpica, a tocha passou pelo Rei do Saibro, Gustavo Kuerten, e pela Rainha do Basquete, Hortência, antes de chegar às mãos do ex-maratonista e símbolo do espírito olímpico, Vanderlei Cordeiro de Lima.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação e Apresentação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia:  Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Edição Web: Marizete Cardoso

Fonte-Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *